quarta-feira, 30 de março de 2016

História: Resumo #1.

   

Período Neolítico: 


            As primeiras cidades surgiram em regiões de solo fértil, atingindo periodicamente pelas cheias dos rios, permitindo grande produção de alimentos e crescimento populacional.
            As pinturas rupestres expressão aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré historia.
            A revolução agrícola foi um fator decisivo para a sobrevivência dos povos do período neolítico.
            Com a revolução Urbana, as cidades passaram de comunidades agrícolas autossuficientes para cidades com comercio e artesanato especializado e mesmo assim, a agricultura continuou sendo à base da economia.

Mesopotâmia:
            Os povos da mesopotâmia eram politeístas, ou seja, acreditava em vários deuses.
            Os assírios, caldeus, babilônicos e acádios, eram os povos que viveram na região da mesopotâmia.
            O modo de produção asiático, isto é, o povo trabalhava para o Estado, foi adotado pelas civilizações que se desenvolveram ao longo dos rios tigres, Eufrates, Nilo, Indo Amarelo.
            Os jardins suspenso da babilônia foram construídos pelo rei Nabucodonosor, e era uma das sete maravilhas do mundo Antigo.

Cuneiforme- escrita criada pelos sumérios com a finalidade de facilitar a contabilidade dos templos.

Mesopotâmia- 

nome grego que significa região entre rios, a mesopotâmia ficava entre os rios Tigres e Eufrates. Ela estava localizada na região onde hoje e o território do Iraque.

Os chineses se desenvolveram ao longo dos rios Azul e Amarelo.
Os Hindus se desenvolveram ao longo dos rios Indo e Ganges.
Os Hebreus se desenvolveram ao longo do rio Jordão.
Os Egípcios se desenvolveram ao longo do rio Nilo.


Os Zigurates- eram templos construídos para homenagearem os deuses mesopotâmicos e representavam o cosmo em escala reduzida, e as principais divisões do universo: O Inferno, a Terra e o Céu.
A agricultura mesopotâmica produzia cevados, trigo, gergelim, palmeiras, verduras e frutas.
Cidades-Estados: São cidades independentes, com política autônoma que possui suas próprias leis, moeda e divindades tutelares.
            A política na Mesopotâmia estava baseada na centralização do poder, onde apenas uma pessoa (imperador ou rei) mandava em tudo.
            A economia na Mesopotâmia era baseada na agricultura e no comercio de nômades de caravanas.
            Condições sociais, políticas e econômica dos mesopotâmicos sabemos que a fome e as crises de subsistências eram frequente, causadas pela irregularidade das cheias e pelas guerras.
            Os templos foram construídos graças à riqueza que os sacerdotes administravam a custa do trabalho de grande parte da população.

Código de lei da mesopotâmia- Código de Hamurabi

            Utiliza o princípio de talião “olho por olho, dente por dente”, ou seja, a pena deve ser de acordo com o crime cometido.
            Trata dos mais variados assuntos relativos a vida cotidiana. Abrange, entre outros temas, a regulamentação e o exercício das profissões, fixando a remuneração dos trabalhadores e as normas a respeito do casamento, dassistência às viúvas, aos órfãos, aos pobres, etc.
            Na maioria das sociedades atuais, a Lei de Talião não é mais aplicada. No entanto, há países do Oriente Médio em que ainda se paga olho por olho, literalmente. Na Arábia Saudita, no lêmen e em alguns dos Emirados Árabes, ladrões têm as mãos cortadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário